segunda-feira, 2 de março de 2009

A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E AS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES

CAPÍTULO V

Organizações de moradores

Artigo 263.º
(Constituição e área)

1. A fim de intensificar a participação das populações na vida administrativa local podem ser constituídas organizações de moradores residentes em área inferior à da respectiva freguesia.2. A assembleia de freguesia, por sua iniciativa ou a requerimento de comissões de moradores ou de um número significativo de moradores, demarcará as áreas territoriais das organizações referidas no número anterior, solucionando os eventuais conflitos daí resultantes.

Artigo 264.º
(Estrutura)

1. A estrutura das organizações de moradores é fixada por lei e compreende a assembleia de moradores e a comissão de moradores.2. A assembleia de moradores é composta pelos residentes inscritos no recenseamento da freguesia.3. A comissão de moradores é eleita, por escrutínio secreto, pela assembleia de moradores e por ela livremente destituída.

Artigo 265.º
(Direitos e competência)

1. As organizações de moradores têm direito:a) De petição perante as autarquias locais relativamente a assuntos administrativos de interesse dos moradores;b) De participação, sem voto, através de representantes seus, na assembleia de freguesia.2. Às organizações de moradores compete realizar as tarefas que a lei lhes confiar ou os órgãos da respectiva freguesia nelas delegarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário